quarta-feira, 25 de abril de 2012

Estética do Rebordo com Enxerto

Vou elucidar algumas duvidas em relação aos enxertos,muitas vezes as pessoas acham que só são realizados quando não existe espessura ou altura óssea suficiente para colocação de implante. Bem isso é um ponto geral e remota á época aonde este foi incorporado a implantodontia para podermos aumentar o numero de pessoas beneficiadas por esta técnica.
Os enxertos alem do usualmente utilizados (aumento de espessura,altura ,elevação de seio etc) atualmente são também aplicados em melhorar á estética do rebordo, como em pequenas depressões ,por remoções de lesões císticas, acidentes ,extrações mal sucedidas etc. Assim após a colocação de enxertos sejam eles em bloco ou particulados (uso de membranas) conseguimos melhorar em muito a estética do local ,evitando assim artifícios protéticos que nem sempre levam a uma estética favorável .

                 Caso 1   - Tipica reabsorção ainda em fase inicial e  ainda causada pela perda dental

                           

Durante a cirurgia, colocação do implante e  descorticalização vestibular da superfície óssea ,aplicação do enxerto e colocação de membana não reabsorvivel (Bio -Guide) presa pelo tapa implante e por taxinhas.Segundo o fabricante esta membrana pode ficar exposta.

                              

Durante o processo de osseintegração, a gengiva foi sendo trabalhada e observamos a recuperação do rebordo ósseo.



Trabalho terminado , e o enxerto permitiu que a prótese não tivesse que ser alongada. Estética!!!



Ms.Prof.Paulo R.G.de Freitas





   





Um comentário: